sábado, 5 de agosto de 2017

Aves que vivem nas margens do rio pinheiros

Quero-quero-Vanellus chilensis
O nome popular quero-quero e devido a repetição do canto varias vezes durante o dia ou durante a noite,principalmente para a defesa do território. O quero-quero possui um esporão vermelho em cada asa ,recoberto pela plumagem,estes esporões ficam em evidência quando eles ficam em atitude de defesa ou ataque. Alimentam-se de insetos e outros artrópodes capturados no solo. . Fazem o ninho com folhas secas,geralmente de gramíneas que são colocados numa rasa depressão no solo. Os ovos de 2 a 4, verdes com desenhos pretos, camuflam-se com o substrato. Durante a incubação e o cuidado com a prole o macho torna-se agressivo, ataca com vôos rasantes sobre quem se aproxima. Vivem em campos,banhados e capinzais.Tamanho Aproximadamente 33 cm
Obs: Essas aves são umas artistas,na época da chocagem dos ovos elas  fazem um teatro danado para despistar quem chega perto dos ovos. Existem muitos ninhos com ovos nos gramados da ciclovia. Cuidado,muito cuidado!









 Caracará-Caracara plancus
Este gavião também conhecido por carancho,alimentam-se de insetos,vermes e de vários vertebrados preferencialmente mortos e em inicio de decomposição. Quando caça,mata com sucessivas bicadas na nuca. Vive nos campos,cerrados,caatingas,beira de rodovias e cidades.Tamanho aproximadamente 60 cm.


 Garça-branca-grande-Ardea alba
A garça branca grande voa com o pescoço encolhido e as pernas estendidas . Na época do acasalamento aparecem no dorso de ambos os sexos as egretas,penas delicadas que se eriçam durante a dança nupcial . Elas se alimentam de peixes ,anfíbios e invertebrados capturados dentro d´água,ficam quase imóveis a espera da presa . Vivem nas proximidades de represas,lagos,rios,córregos e banhados. Tamanho aproximadamente 75 cm.
Obs: Observei uma garça  nas margens do rio pinheiros se alimentando de um peixe. Não entendi ,da onde veio esse peixe. No rio pinheiros tem peixe?

Urubu- Coragyps atratus
Ave muito conhecida,podem ser avistadas planando em bandos a uma certa altura do solo,ou muito alto. Realizam o vôo planado,com pouco gasto de energia metabólica,aproveita as correntes ascendentes de ar quente(térmicas) para sustentar-se. Alimentam-se de animais mortos em decomposição ou,vivos,indefesos ou jovens,ovos e frutos maduros.Usam a visão para localizar o alimento. Vivem em cidades ,campos,florestas e a beira mar. Tamanho aproximadamente 60 cm.
Aqui na ciclovia da marginal pinheiros já observei muitas espécies de pássaros,bem-te-vi,joão de barro,anu preto,anu branco,canários,rolinhas,curruíras,sabiá laranjeiras,sabiá do campo,sabiá branco,tico tico,gavião  carijo, garça branca pequena,beija flor,biguá etc. Próximo da ponte do morumbi  observei um casal de  pássaros parecido com a lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta ),também conhecida como noivinha,viuvinha,maria branca ou pombinha das almas. Nunca tinha observado esta ave na minha vida.Minha câmera (muito rustica) registrou a imagem,não sei se da para identificar, mas está ai.Localizei até o ninho,tem filhotes.Voltarei para registrar melhor o fato.Mas tenho que adquirir um equipamento melhor.




11/08-Voltei para tentar fotografar o ninho com os filhotes,mas fui atacado várias vezes pelo casal. Depois de causar um "pequeno" estresse  ao casal registrei algumas imagens da família de Lavadeira-mascarada.



Próximo da ciclovia  do rio pinheiros,no parque da barragem(Represa do guarapiranga) existe um casal de coruja-buraqueira ( Speotyto cunicularia) que podem ser vistas a qualquer hora do dia. Essa espécie vivem em campos, pastagens e gramados de áreas urbanas. Apesar de ser encontrada durante o dia, é mais ativa no crepúsculo e á noite.





 

São Paulo é uma cidade muito bonita
































































Os administradores desse prédio sempre acompanham e fazem demonstrações de solidariedade ligados a temas importantes relacionados a cidade,nacionais e também internacionais. O tema da semana exposto nesta grande e bela vitrine é uma homenagem aos 464 anos da cidade de São Paulo. SP é o lugar!





Fui pedalar mais uma vez na ciclovia do rio pinheiros do lado esquerdo( sentido da ponte do socorro a ponte da cidade jardim). A manhã estava ensolarada e sem  nuvens,dia muito bonito e agradável . Sai para pedalar mas sem pressa,e prestando  mais atenção nos locais por onde pedalo e registrei algumas imagens. Que maravilha! só lugares bonitos e tranquilos,nunca tinha prestado atenção! nossa... o rio até parece limpo,a sua volta cheio de vida.